top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

Os animais estão sendo ameaçados pela quantidade excessiva de plástico nos Oceanos

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Tubarões, Arraias e Baleias estão correndo riscos reais com o despejo em nível crescente de plástico nos Oceanos.

Os tubarões-baleia por exemplo, se alimentam através de filtragem de plânctons, crustáceos e peixes pequenos, muitas vezes ao sugarem a água com esses pequenos animais, acabam sugando também esses resíduos plásticos, que são altamente tóxicos para sua saúde.

Cientistas analisaram dados relacionados às ameaças para as espécies chamadas "filtradoras", ou seja, que se alimentam de partículas em suspensão e, por isso, estão mais expostas aos micro plásticos.

Esses "gigantes" sugadores todos os dias ingerem muitos metros cúbicos de água, e com isso ingerem os micro plásticos também, que são de tamanho parecido a muitos plânctons, esses plásticos pequenos podem causar diversos problemas no trato digestivo do animal, como foi citado no post anterior.

Alguns estudos feitos, indicam que já há alguns componentes químicos nos corpos desses animais, que se soltam do plástico.

A exposição a toxinas associadas a esses plásticos representa uma grande ameaça à saúde desses animais. Pode alterar os hormônios que, por sua vez, regulam o crescimento do corpo, desenvolvimento, metabolismo e funções reprodutivas.

Alguns pesquisadores estimam que esses animais ingerem centenas dessas partículas diariamente.


Nessa imagem podemos observar onde se encontram grandes quantidades de plástico nos Oceanos, e em quais partes do Mundo elas são menos administradas.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page