O que é o plástico, e por que são tão tóxicos?
- Giovanna Pelais
- 15 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2021
Que o plástico está presente em quase tudo, não é novidade para ninguém, por conta de sua estabilidade e sua durabilidade, é muito utilizado, e por isso ao longo das décadas esse material entrou em peso nas indústrias, substituindo metal, vidro, cerâmica, madeira e papel.
A palavra “plástico” vem do grego plastikos, que significa “próprio para ser moldado ou modelado”. Esse material é originado de resinas que vem do petróleo.
Existem tipos diferentes de plásticos: Os termoplásticos que podem ser aquecidos, conformados, resfriados novamente, e aquecidos sem a perda significativa de suas propriedades físicas, e os termofixos são insolúveis e infusíveis.
O plástico para o Meio Ambiente pode ser considerado até mesmo um pesadelo, mesmo a tentativa da reciclagem, ainda é um processo muito precário, pois grande parte dos plásticos separados ainda são aterrados ou incinerados. E por ser derivado de petróleo, queimar o plástico é tão grave quanto fazer o descarte irregular. Os poluentes liberados podem causar câncer e também espalham cinzas tóxicas. Alguns ambientalistas já colocaram o plástico na lista de principais causadores do aquecimento global.
O site liglab.com.br citou "Os plásticos contêm vários compostos químicos, dois deles de toxicidade conhecida: os fitalatos e o BPA. Em 2008, uma dessas substâncias, o Bisfenol-A (BPA), foi relacionada a problemas hormonais, diabetes e câncer. Outro tipo de composto, os fitalatos, que são adicionados ao plástico para dar suavidade, como em brinquedos plásticos macios, baratos, semelhantes a gel, geralmente vindos dos países asiáticos, teve sua toxicidade reconhecida nos EUA e Europa."

Comments