top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

O que acontece com os resíduos plásticos que são descartados incorretamente?

Atualizado: 19 de abr. de 2021


Os micro plásticos são plásticos com tamanho inferior a 5 mm, com o descarte inapropriado do plástico nos oceanos, o plástico sofre degradação fotoquímica, e então se partem, gerando os micro plásticos que ficam flutuando na superfície da água, mas também podem estar depositados ao fundo do oceano ou até mesmo na praia.

Devido ao seu tamanho, que é pequeno, os animais que vivem naquele ambiente podem se confundir facilmente e acabar ingerindo-os, pois se parecem com alimento, e esse é o grande problema para essa biodiversidade marinha, esses pequenos pedaços de plástico colocam os animais em exposição a poluentes persistentes orgânicos (POP) de elevadíssima toxidade e compostos hidrofóbicos, ou seja que não se diluem na água, pois não reagem com ela.

A ingestão desses micro plásticos não é apenas uma ameaça momentânea por possivelmente obstruir todo o trato digestório dos animais, mas também uma ameaça de longo prazo, pela alta toxidade que eles ingerem, que fazem parte da composição do plástico.

Em alguns animais invertebrados, como por exemplo os mexilhões a ingestão dessas partículas de plásticos podem até mesmo vir a afetar os órgãos vitais do animal. Foi constatado também que a maior parte de plásticos com alto nível de contaminação se encontram em costas Ocidentais, totalizando cerca de quase 71% do total de plásticos.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page