top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

Embalagens ecológicas feitas a partir de cana-de-açúcar

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Graças ao grande números de ONGs preocupadas e os compartilhamentos e mobilizações em prol do assunto, algumas empresas estão adotando as embalagens feitas a partir de cana de açúcar, para assim ajudar na preservação do nosso ecossistema terrestre e marinho.

Essas embalagens que são desenvolvidas a partir do Polietileno Verde, um bioplástico derivado da cana-de-açúcar, tem certificação internacional, e a marca Danone com parceria com a Braskem é um exemplo de empresa que já adotou essa embalagem biodegradável.

Um selo verde será colocado nas embalagens sustentáveis para que o consumidor possa reconhecê-las, e evitar o consumo das que não possuírem o selo. Estas embalagens diminuirão a quantidade de CO2 emitidas, desde a produção, até o descarte das embalagens, sendo uma grande vantagem para o meio ambiente.

Como já sabemos os plásticos utilizados atualmente em sacolas, brinquedos, mesas, utensílios domésticos, garrafas, embalagens e nos mais diversos produtos ao nosso redor são de origem fóssil, ou seja, eles são derivados do petróleo. O petróleo passa por diversas fases de processos que acabam soltando muitos gases tóxicos e poluentes, além de que demoram centenas de anos para sua degradação completa no meio ambiente, causando assim diversos impactos negativos no ecossistema.

Um grande avanço nesse sentido foi a produção do plástico verde ou polietileno verde proveniente do etanol da cana-de-açúcar. A sua constituição é exatamente igual ao polietileno comum, com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações. A única diferença é a matéria-prima utilizada na sua produção, que, em vez de ser o petróleo, é a cana-de-açúcar.


Podemos destacar as principais vantagens desse plástico verde, entre elas:


  • É 100% reciclável

  • Sua fonte de matéria prima é renovável, ou seja, não acaba

  • Não contribui para o aumento de CO2 na atmosfera




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page