top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

Como podemos substituir o Plástico no dia a dia?

Atualizado: 24 de mai. de 2021

O plástico está presente em cada coisa, seria praticamente impossível retira-lo da nossa vida 100%, mas com esforço e determinação, é possível reduzir o seu consumo.

Primeiro precisamos entender onde é que o plástico está; e como podemos substituir esses objetos.

Esse material costuma estar tanto em objetos descartáveis que compramos para facilitar nossa vida, como copos, pratos descartáveis, plástico filme, aquele que usamos para cobrir alimentos, talheres descartáveis, quanto em materiais mais resistentes, como potes para armazenar comida, alguns cabos de talheres, frascos de produtos para higiene e limpeza etc.

Hoje já existem algumas empresas que estão aderindo a cultura de utilizar materiais biodegradáveis para embalar seus produtos, mas ainda sim a quantidade de empresas que não aderiram a essa prática é imensa.

Mas como podemos reduzir esse consumo?

Atualmente vem se popularizando utilizar shampoos e condicionadores em barra, que vem embalados em um material biodegradável, que reduz a poluição por resíduos plásticos além de também poluir menos a água com resíduos químicos que geram aquelas espumas que estamos acostumados a ver nesse tipo de produto.

Evite utilizar materiais descartáveis como pratos, copos e talheres, ou use-os mais de uma vez.

Também sempre prefira comprar produtos de limpeza, ou alimentos no mercado por exemplo, que venham dentro de embalagens de reuso, ou de vidro.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 os oceanos terão mais matéria plástica do que peixes. Provocando a extinção de várias espécies de animais marinhos, como tartarugas, baleias e golfinhos.

No período do verão, por conta de férias, viagens e o calor excessivo, o uso de plásticos e o descarte incorreto em praias aumentam mais de 100%. Um dos pontos mais desejados dos brasileiros – e de turistas estrangeiros – são as belas praias do nosso litoral. E com a explosão populacional nessas cidades, que geralmente têm população pequena no resto do ano, as prefeituras não conseguem lidar com a quantidade de lixo acumulado, sendo que grande parte delas sequer possuem coleta seletiva.

Também existem outras formas de começar a reduzir o consumo excessivo desses produtos e que podem salvar vidas marinhas, como:

  • Utilizar produtos reutilizáveis, como sacolas de pano ao invés de sacolinhas de plásticos, quando ir ao mercado.

  • Sempre levar uma sacola biodegradável na bolsa, para caso não haja uma lixeira por perto.

  • Use canudos de inox para as bebidas, copos de vidro ou de plásticos duráveis e garrafas reutilizáveis.

  • Utilizar as redes sociais para compartilhar informações confiáveis sobre o assunto, e assim conscientizar aos amigos e familiares sobre a importância de evitar ou diminuir o consumo desnecessário de plásticos no dia a dia.


Mesmo que seja difícil diminuir drasticamente o uso de materiais de plástico, podemos fazer a diferença com pequenas atitudes.


Lembre-se, pequenos gestos geram grandes mudanças.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page