top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

Como o plástico vai parar nos Oceanos?

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Os oceanos do Mundo todo estão cada vez mais cheios de plásticos.

Os animais cada vez mais frequentemente se sufocam e são contaminados por substâncias altamente tóxicas vindas desses plásticos que são descartados incorretamente.

Mas a pergunta que não quer calar, é: De onde está vindo todo esse plástico? Como ele está indo parar nos Oceanos?

Um artigo de Louisa Casson, do Greenpeace do Reino Unido, e a ONG OrbMedia explicam que existem algumas outras fontes: o lixo produzido nas cidades, as microesferas de plástico, os vazamentos industriais, e a lavagem de roupas de fibras sintéticas são parte do problema.

  • Infelizmente apenas 7% dos materiais jogados na lata de lixo reciclável, são realmente transformados em plástico novamente e reutilizados. O resto permanece no planeta indefinidamente. Uma parte fica em aterros sanitários ou em lixões, mas é comum o vento carregar o plástico leve para longe desses locais. Outra parte, muitas vezes na forma de pedaços menores, entra na rede de drenagem urbana, o que faz com que o plástico eventualmente chegue a rios e mares.

"Os principais rios ao redor do mundo carregam aproximadamente 1,15 milhão a 2,41 milhões de toneladas de plástico para o mar todos os anos - isso é equivalente a até 100 mil caminhões de lixo", diz Casson.


  • Muitos produtos para cuidados com a pele e cabelo podem conter também micro pedaços de plásticos, que quando lavados são levados pela corrente de água para os esgotos e mais tarde descartados em rios e mares.

  • Você já ouviu falar em Nurdles? Eles são pequenas bolinhas plásticas utilizadas na manufatura de quase todos os itens plásticos. Ao contrário dos resíduos de plástico que se decompõe até se tornarem micro plástico, os nurdles são feitos já com um tamanho reduzido. Eles são a maneira mais econômica de transferir grandes quantidades de plástico para fabricantes de uso final do material em todo o mundo, e a grande problemática disso, é que muitos navios acidentalmente acabam despejando grandes quantidades desses pedaços de plástico durante sua trajetória. E muitas vezes o que sobra desse material, não é tratado da forma correta, o que acarreta em muitos problemas para o Meio Ambiente.

  • Para muitos pode ser novidade, mas nossas roupas também possuem micro fibras de plásticos, e durante a lavagem das mesmas, muitas dessas fibras podem acabar se soltando e indo embora juntamente com a água.

  • A pesca fantasma, também chamada de ghost fishing em inglês, é o que acontece quando os equipamentos desenvolvidos para capturar animais marinhos como redes de pesca, linhas, anzóis, arrasto, potes, covos, e outras armadilhas, são abandonados, descartados ou esquecidos no mar. Esses objetos colocam em risco toda a vida marinha, pois uma vez preso nesse tipo de equipamento, o animal acaba ferido, mutilado e morto de forma lenta e dolorosa.


Essas são apenas algumas das formas que o plástico pode ir parar nos mares, rios e lagos.

Exemplo de Ghost Fishing

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page