top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Pelais

Como fazer a reciclagem correta dos lixos?

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Você sabe o que é lixo orgânico e inorgânico?

O lixo orgânico como o próprio nome já diz, é aquele lixo que vem de restos de comida, derivado de algum organismo, já o inorgânico é derivado de materiais sólidos que não vem de nenhum organismo vivo, por exemplo: papel, plástico, vidro, metal.

O lixo inorgânico ou reciclável deve ser separado do orgânico, pois ele é passível de reuso, ou seja, se enviado para o local correto, pode ser transformado em algum outro material e reutilizado.


Separar o lixo doméstico do jeito certo é a melhor maneira de garantir que tudo o que for possível será reciclado e a natureza não será tão prejudicada.

Quais são os primeiros passos para isso funcionar então?

  1. Separe antes de jogar no lixo os materiais plásticos, de vidro, papel, e metal dos restos de alimentos.

  2. Lave e seque embalagens como latas, garrafas de vidro ou pet, e plásticos em geral que possa estar sujo.

  3. Embrulhe vidros quebrados ou materiais que possam machucar as próximas pessoas que pegarão no lixo, usando papel ou papelão.

  4. Se possível, desmonte embalagens que contém mais de 1 tipo de material distinto, e separe-os depositando cada qual em seu respectivo coletor.

Lembre-se: papeis molhados ou que tiveram contato com materiais orgânicos, não podem ser reciclados, ou seja, precisam ser jogados no lixo orgânico.


Podemos utilizar também garrafas pet e outros potes para cultivar pequenas plantas, assim nós mesmos estaremos fazendo a reciclagem de um material plástico já utilizado.


Ensine suas crianças as boas práticas de reciclagem, para que assim, mais pessoas comecem também a contribuir para um planeta melhor!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page